sábado, 17 de julho de 2010

Não envelheça...literalmente


                        
                              Envelhecer é o grande tabu da humanidade desde sempre. O fato das pessoas, aparentemente sem motivo algum começarem a modificar sua aparência e no fim, morrer, não de agrado de ninguém. Mulheres. Ah. As mulheres são as que mais temem a ação do tempo, quantos cremes revolucionários já foram lançados 'por uma pele nova' ? Mas será que um dia, realmente poderemos retardar o envelhecimento ? Ou isso é historinha que a Avon inventa para vender? Bom, sabemos que as célular normais do nosso corpo, as especializadas em alguma função, se dividem até um certo ponto e a partir daí param e encontram-se imperferções, basicamente, o envelhecimento, MAS, intrigantemente, células tronco, e célular cancerígenas se dividem para sempre ! Ou seja, células que não tem um limite, uma barreira de' reprodução'. Vamos pensar um pouco... o que será que essas células tem de diferente, se todas tem o mesmo núvleo, o mesmo citoplasma, a mesma membrana? Ente é o ponto, caro colega, quando decobrirem quais as características que fazem com que as células não parem de se dividir, o envelhecimento poderá ser retardado, ou até revertido. Isso mesmo, não é uma ficção científica, estudos comprovam que isso é possível. INCRÍVEL NÃO, imagine, nunca morrer? ou morrer com 200 anos??
          Tudo muito bonito, mas sou adepta do racionalismo, e devo confessar, uma pontada de pessimismo. Enfim, quais seriam as implicações dessas descobertas? Se as pessoas não morrecem, onde as futuras crianças iriam viver? Acho que é algo a se pensar, com apenas alguns anos de vida, o ser humano não consegue organizar metade dela, que dirá mais tempo. A tecnologia seria evoluíra significantemente. Porque uma coisa é você começar uma pesquisa e outra pessoa terminar, e outra é você tem 100 anos para pesquisar e concluir um pensamento no qual você originou. Logo, existem dois lados da moeda, uma variação, dois extremos, um delta ( lá a vem a matemática novamente.) Essas pesquisas, experimentos, poderiam ser benéficos para a humanidado , mas também poderiam destruí-la com mais facilidade. E então, a vida eterna vale a pena?


Agradecimentos ao livro perfeito do século > " Simpsons e a ciência"
 

Para facilitar, me chame de ateu. Copyright © 2010 Flower Garden is Designed by José Felipe for Tadpole's Notez Flower Image by Rebeca chuffi.