sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

'Feliz Natal', ué, você?




" Por que você fala 'omg' se não acredita em deus? é porque no fundo você acredita né?'', '' Feliz Natal, como assim ? Se você não acredita no Natal?'', "" Por que você usa um pentagrama se vcê é ateia'' , Você usaria uma cruz? " sim', " viu vcê não é ateia, no fundo acredita no senhor' - 


        Olá, desculpe a demora a postar. Fim de Ano, sempre a mesma coisa.  Já que é Natal, vou abordar um tema muito discutido no meu formspring, e motivos me levam a crer que não é só comigo que tais indagações iniciais são feitas.
        Bom, muita gente reclama do meu 'omg' que eu considero uma mania. Falo " ai meu deus', " ave maria' e essas coisas o tempo inteiro, e certas pessoas chegam a acreditar que por causa de tais falas embutidas no meu vocabulário, no fundo eu acredito nelas. Mas não, não é verdade. Há uma palavra chamada cultura que explica tudo. Querendo ou não, a religião está presente na vida da maioria da população a tempos. Mesmo na vida daquelas pessoas que não se importam ou não seguem nenhuma delas. Pelo fato da maioria da população ser religiosa, é óbvio que isso repercute na cultura de uma sociedade. Certos pensamento, ditados populares de origem religiosa, frequentemente estão em nossas bocas, queira você falar ou não, acredite você no que está falando ou não. Assim considero o " omg " e etc. Tais palavras e expressões simplesmente estão intrínsecas em nosso cérebros desde que nos entendemos por gente. Todo mundo fala, é normal. Ou seja, suas expressões não definem necessariamente o que você acredita, suas explicações sim. Outro tema recorrente é o meu pentagrama. OMG, você usa um pentagrama e é ateia? Sim. Símbolos são apenas símbolos quando usados em vão. Assim como palavras são apenas palavras quando ditas em vão. Tais coisas dependem de um ponto de vista, se para todo mundo uma cruz simboliza o cristianismo e para você não e você a usa, o que importa é o porque, PARA VOCÊ, a cruz está lá. Eu, por exemplo, usaria uma cruz numa boa, porque para mim não tem significado algum. Já o pentagrama, ao meu ver, une coisas nas quais eu admiro muito. Ele é um símbolo do infinito, quando dentro do pentagrama podemos desenhar um pentágono e outro pentagrama, assim por diante. Essa infinitude, e o próprio conceito de infinito é no mínimo intrigante, inclusive matematicamente. O pentágono é a única figura que tem o mesmo número de lados e diagonais, isso também é interessante, completando com o símbolo do equilíbrio entre as coisas. Enxergo como o equilíbrio entre o racional e o emocional, que não é nada mais nada menos que a busca por ser cada vez mais humano, e não ter que se desculpar por isso. AH, não esqueço de observar, o pentagrama AO CONTRÁRIO é frequentemente atribuído ao símbolo do culto ao " capeta" ou chame do quiser, mas da mesma forma, você usa com o sentido que tal símbolo traz para você, independende de fatores externos. Então, significado é você quem dá, logo, já dá pra entender o porque eu não me importo em comemorar o Natal. O natal, para mim tem o sentido de reunião familiar. É um momento que as pessoas se unem, por motivos distintos, mas se unem. Porém, cristãos queridos, não se enganem, o sentido do meu Natal não é o nascimento de Jesus que é deus que é jesus. Mas para vocês, é esse o sentido do natal? Desculpe me meter no que não faz parte de mim, mas não precisa de uma visão minuciosa para perceber que o verdadeiro sentido do natal para os cristãos é mantidos por alguns poucos que ainda se lembram, e outros hipócritas que insistem em falar que se lembram. Mas isso já não me diz respeito. Sem contar que novamente o dia 25 de dezembro é atribuído só ao nascimento de cristo. Nem vou me revoltar, porque a maioria da população é cristã, e apesar de estarmos num estado laico, é assim que as coisas são. Porém, dia 25 foi o nascimento do senhor Isaac Newton, conhece? Pra mim ele significa muito mais do que um conjunto de crenças que não me satisfazem "Você sabe que é um mito. Nesta temporada, comemore a razão.", ou não. A questão do 'vai com deus'. Muitas pessoas me falam isso diariamente, mas eu não me incomodo. Ser ateu não é ir contra qualquer tipo de manifestação religiosa, é simplesmente não atribuir significado racional àquilo, pelo simples fato de não fazer sentido para você. Considero a religião eu tipo qualquer de cultura, assim como o carnaval etc. Um vai com deus de alguém que realmente acredita em algo superior, para mim pode não tem um valor religioso, mas não deixa de ser um pensamento positivo. Pensamentos sinceros e positivos, são sempre bem vindos. Pessoas nunca serão iguais, e pensamentos muito menos... então o bom senso deve prevalecer. Opiniões divergem, mas o bom senso é comum. Feliz Natal a todos, seja lá o que for que isso significa para você.


Campanha http://www.atea.org.br/ Agradecimentos a @aylavicosa

5 comentários:

Caio Ramires on 24 de dezembro de 2010 às 17:12 disse...

interessante e profundo.. apesar de ser sarcástico quanto ao uso das palavras gostei mesmo... faz refletir... até pq no natal, mts coisas q fazemos, fazemos por causa da cultura, sem nem mesmo saber o pq estamos fazendo...

Lukas Moreira - Lukkao disse...

Boa Chuffi o/
Além do OMG... tem o
Oh My Fuck God (OMFG) e o Jesus Fuck Christ (JFC)
que normalmente uso... xD

Feliz Natal o/

VinnyDD on 27 de dezembro de 2010 às 04:05 disse...

Concordo com vc Chuffi.
É normal qualker pessoa dizer "omg" ou "ave maria". É força de expressão, ñ pq vc acredita nakilo. Sai sem querer tbm rsrs, é a vida xD.

O lance do "Feliz Natal" eu msm passei. Eu falei "feliz natal" e tem gente q estranhou rsrs. Mas é o q vc falou: pod ter significados diferentes.
Vc disse sobre o Newton, mas poderia ser o Charles Chaplin tbm (q era ateu inclusive). Vai de cada um ^^

Bjos
e feliz 2011!

m4r6e on 29 de dezembro de 2010 às 11:29 disse...

Perfeita a sua explicação, omg, ave maria e outras expressões são apenas força do hábito por conviver des criança c/ pessoas q usam muito essas expressões.

Agora, só pra chatear kkk! ;-)
O aniversário (de nascimento) de Newton é 25/12 apenas na chamada Old Style Date: (vide: http://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton e http://en.wikipedia.org/wiki/Old_Style_and_New_Style_dates)

@Vinny: dia 25/12 não é aniversário de nascimento e sim de morte de Chaplin (http://en.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin)

Enquanto isso Feliz Natal (mesmo atrasado) pra todos e um 2011 maravilhoso. Temos q aproveitar pois o fim está próximo, não?! Depois vem 2012, e ... kkkk!!! ;-)

Anônimo disse...

É brabo ter que explicar coisas tão óbvias para religiosos. Infelizmente, a religião atrofia certas partes do cérebro da vítima.

Postar um comentário

 

Para facilitar, me chame de ateu. Copyright © 2010 Flower Garden is Designed by José Felipe for Tadpole's Notez Flower Image by Rebeca chuffi.